Quem Somos

O encanto de Jorge Drexler

2019 de Maio, 31 | Literatura de Balcão

Quem entra em nossa pequena confeitaria de especialidades uruguayas encontra uma voz meio constante. Aquela voz melódica que nos assegura que ‘No somos más / Que un puñado de mar, una broma de dios / Un capricho del sol / Del jardín del cielo.’ Jorge Drexler sussurra poesia em nossos ouvidos todo dia.

Minhas funcionárias, de tanto ouvir, já incorporaram sua doce melodia. E interpretam as letras. Quando nos alvoroçamos, por exemplo, é Drexler que pede ‘Calma /Todo está en calma /Deja que el beso dure /Deja que el tiempo cure /Deja que el alma/ Tenga la misma edad/ Que la edad del cielo.’ Em dias mais reflexivos nos pergunta onde estão as canções que soltamos ao vento. E nos lembra de abrir as mãos e entregar nossos versos.

E até nas horas de rush, em que a fala agitada se entrecruza com a pressa dos clientes, e os motores dos balcões refrigerados tentam abafar qualquer harmonia, mesmo aí ele vem nos lembrar que ‘Cada uno da lo que recibe / y luego recibe lo que da / nada es más simple / no hay otra norma/ nada se perde / todo se transforma.’ Então ouvimos seu chamado como um suspiro: ‘Sobre todo creo que no todo está perdido / Rema, rema, rema-a Rema, rema, rema / creo que he visto una luz al otro lado del río.’ Um dia prometi às minhas atendentes (que diariamente cantam seus refrãos e dançam seu ritmo), que as levaria ao show de Drexler quando viesse a POA. 
É hoje. 💙

Daqui a pouco vamos num caravana de dez meninas assistir, ao vivo e a cores, nosso pescador de sonhos, nosso catador de auroras, com sua voz que canta nuvens e busca sempre que o céu rime. ‘E do profundo dos cromossomos, um mandato transparente brota poderoso ainda que silente, enchendo as copas de promessas. E mesmo que não se escute, não há um só gesto, nem um só segundo, que o mandato não nos governe, viernes / Desde su puesto demando /En la noche ira encajando las piezas /Todo poderosa sed de tiempo / Viva en cada célula del polen.’ Hasta pronto, Jorge. 🇺🇾

VOLTAR
Veja

Também

Buongiorno

Esses dias atendi na nossa confeitaria um turista italiano. Ele não falava um ovo de português, mas tinha aquele olhar eloquente, típico do descobridor de sabores internacionais.

SAIBA MAIS

Países Hermanos

Não é a toa que ao falar em Uruguay nos vêm boas referências na área da gastronomia.  A qualidade da carne, dos laticínios, do trigo, o famoso dulce de leche, tudo contribui.

SAIBA MAIS

Doces do Ofício

Neste sábado apareceu na loja uma senhora pedindo para falar com a proprietária. Me apresentei toda ouvidos, podia ser reclamação.

SAIBA MAIS