Quem Somos

O encanto de Jorge Drexler

2019 de Maio, 31 | Literatura de Balcão

Quem entra em nossa pequena confeitaria de especialidades uruguayas encontra uma voz meio constante. Aquela voz melódica que nos assegura que ‘No somos más / Que un puñado de mar, una broma de dios / Un capricho del sol / Del jardín del cielo.’ Jorge Drexler sussurra poesia em nossos ouvidos todo dia.

Minhas funcionárias, de tanto ouvir, já incorporaram sua doce melodia. E interpretam as letras. Quando nos alvoroçamos, por exemplo, é Drexler que pede ‘Calma /Todo está en calma /Deja que el beso dure /Deja que el tiempo cure /Deja que el alma/ Tenga la misma edad/ Que la edad del cielo.’ Em dias mais reflexivos nos pergunta onde estão as canções que soltamos ao vento. E nos lembra de abrir as mãos e entregar nossos versos.

E até nas horas de rush, em que a fala agitada se entrecruza com a pressa dos clientes, e os motores dos balcões refrigerados tentam abafar qualquer harmonia, mesmo aí ele vem nos lembrar que ‘Cada uno da lo que recibe / y luego recibe lo que da / nada es más simple / no hay otra norma/ nada se perde / todo se transforma.’ Então ouvimos seu chamado como um suspiro: ‘Sobre todo creo que no todo está perdido / Rema, rema, rema-a Rema, rema, rema / creo que he visto una luz al otro lado del río.’ Um dia prometi às minhas atendentes (que diariamente cantam seus refrãos e dançam seu ritmo), que as levaria ao show de Drexler quando viesse a POA. 
É hoje. 💙

Daqui a pouco vamos num caravana de dez meninas assistir, ao vivo e a cores, nosso pescador de sonhos, nosso catador de auroras, com sua voz que canta nuvens e busca sempre que o céu rime. ‘E do profundo dos cromossomos, um mandato transparente brota poderoso ainda que silente, enchendo as copas de promessas. E mesmo que não se escute, não há um só gesto, nem um só segundo, que o mandato não nos governe, viernes / Desde su puesto demando /En la noche ira encajando las piezas /Todo poderosa sed de tiempo / Viva en cada célula del polen.’ Hasta pronto, Jorge. 🇺🇾

VOLTAR
Veja

Também

Preparo das Massas

Instruções de preparo para as massas recheadas

SAIBA MAIS

A Carta de Luíza

Dos vários prazeres que a atividade comercial me traz, destaco o convívio com pessoas. Pessoas legais. E a imensa maioria é, thanks God. 

SAIBA MAIS